Help Informática

Help Informática

Casos especiais

Recuperar Dados – Casos de Inundação (Water Case)

Os problemas mais comuns nas perdas de dados, causados por água e outros líquidos são:

- Enchentes e casos de inundação;

- Acidentes que provocam submersão;

- Catástrofes naturais.

O que acontece quando um disco rígido fica submerso em água ?

Todo disco rígido é hermeticamente fechado. Isso significa que qualquer impureza contida no ar não entrará no interior do disco rígido, pois isso poderia danificá-lo quase que instantaneamente.

Porém os mesmos não são fabricados para serem resistentes a entrada de água.

Todo disco rígido possui filtros de ar para fazer a calibragem da pressão interna com a pressão externa. Isso faz com que um disco rígido possa funcionar normalmente nas mais diversas variações de altitude. Este filtro é muito eficiente para fazer a entrada e saída mínima de ar para a calibragem da pressão, porém não é completamente eficiente em casos do disco ser submerso. Uma vez submerso haverá pressão para entrada da água. Dentro de poucos minutos isso fará com que os materiais (cola, borracha, etiquetas, encaixes perfeitos, filtros HEPA) utilizados para impedir a entrada de ar, percam as suas propriedades originais e a água entre no interior do disco rígido.

É possível recuperar dados em Hds que sofreram inundações ou foram submersos ?

Sim. Mesmo em casos de perda de dados ocasionadas por água, ainda é possível recuperar os dados de um disco rígido.

Através de técnicas e materiais especialmente projetados para lavar os pratos de um HD, torna- se possível recuperar os dados em grande parte dos casos.

O que fazer em casos de discos rígidos que sofreram inundação ou foram submersos em água ou outros líquidos ?

Alguns procedimentos são muito importantes ao lidar com mídias que foram submersas e ainda precisam de serviços de recuperação de dados.

Veja alguns tópicos :

- Evite realizar procedimentos para secar o disco rígido:
Envie a mídia para uma empresa especializada o quanto antes. Embora a água tenha entrado no HD, ela não irá sair sem que o mesmo seja aberto e submetido à procedimentos corretos para manipulação e limpeza dos componentes internos.

- Evite ligar o disco rígido: Mesmo que o disco esteja completamente seco por fora, é ledo engano acreditar que o mesmo está seco internamente. A água contém sais minerais e impurezas que ao entraram em contato com os componentes internos do disco, irão danificá-los. Os pratos do HD possuem uma camada resistente a água e sais minerais, porém esta camada não é resistente a atritos. Ao ligar o HD, sem antes realizar uma minucioso trabalho para a remoção dos sais minerais e impurezas contidas na água, além do disco não funcionar, serão gerados atritos entre as cabeças de leitura e os pratos do HD. As partículas de sais minerais e impurezas presentes na água poderão produzir estragos suficientes para arranhar os pratos e impedir a recuperação dos dados.

- Envie o disco o mais rápido possível para uma empresa especializada em recuperação de dados: Certifique-se antes do envio que a empresa atua em casos de inundações e problemas de perda de dados provocados por água. Empresas que não dominam a tecnologia de limpeza de discos rígidos, não poderão fazer muito por estes casos.

Como preparar uma embalagem para enviar discos rígidos em casos de inundações :

Ao preparar a embalagem para envio de um disco rígido que sofreu qualquer tipo de inundação, envolva o disco em um pano ou esponja levemente umidecida para retardar o processo de secagem. Embora a maior parte dos materiais utilizados em um disco rígido internamente seja o alumínio ou derivados de plástico, o estado físico dos pratos (local onde estão armazenadas as informações) poderá sofrer pequenas reações ocasionadas pelos sais minerais e impurezas contidas na água. Se estes secarem sobre os pratos, poderão provocar danos, dificultando ou impedindo a leitura dos dados.

Recuperar Dados – Casos de Incêndio

Um disco rígido é um equipamento muito frágil, e não foi desenvolvido para ser resistente ao fogo.

Os discos normalmente estão localizados dentro de um computador, um case ou notebook.

Antes do disco ser atingido diretamente pelo fogo, estes materiais que envolvem os mesmos de certa forma poderão atuar como uma proteção. Porém dependendo do tempo de exposição, temperatura e intensidade do fogo nada adiantará. O disco é envolvido por uma carcaça (na sua maioria de alumínio). O alumínio atende vários quesitos da indústria de discos rígidos, porém não é a melhor opção quando se trata de resistência a altas temperaturas.

É possível recuperar dados em Hds que sofreram ação direta de fogo ou altas temperaturas ?

Sim. Já atuamos em alguns casos em que a parte externa dos discos foram destruídas, mas os pratos estavam em bom estado. Isso foi o suficiente para permitir a recuperação dos dados. Porém se os pratos forem expostos de tal forma que a superfície dos mesmos sofra alterações físicas (dilatação ou deformação) as informações que são armazenadas de forma magnética serão destruídas.

Recomendações :

Se você tem dados importantes que precisam ser recuperados, segue abaixo algumas recomendações que poderão ser decisivas no sucesso da recuperação dos dados:

- Retire a mídia (disco rígido) do computador, case ou storage cuidadosamente. Se estiver complicada a retirada dos discos envie todo o equipamento que sofreu o dano.

- Não deixe que nenhuma pessoa sem especialização nesta área abra o seu disco rígido, pois sem experiência adequada poderá piorar o problema.

- Tente levantar cuidadosamente qual era o fabricante, marca e modelo dos discos que foram atingidos.

- Faça uma lista de todos os dados que precisam ser recuperados.

- Envie a sua mídia o mais rapidamente possível para a empresa especializada em recuperação de dados.

Certifique-se antes do envio que a empresa atua em casos de incêndios e problemas de perda de dados provocados por altas temperaturas. Empresas que não dominam esta tecnologia não poderão fazer muito por estes casos.

Recuperar Dados – Quedas e Impactos

Se o disco cair ou receber algum impacto desligado, devido um sistema de travamento das cabeças de leitura quando os discos desligam, as chances do mesmo continuar funcionando são maiores.

Se tiver dados importantes no disco, antes de ligá-lo faça uma lista dos dados que precisam ser recuperados em ordem de prioridade e em seguida somente ligue o HD se tiver como fazer backup dos dados que relacionou.

Os dispositivos de backup podem ser outros computadores em rede, HD Externo, DVD, CD, Pen Drive etc.

Se o disco apresentar qualquer barulho ou demora anormal para acessar os dados, nós recomendamos desligar o equipamento e enviar o HD para uma empresa especializada em recuperação de dados de sua confiança.

Reconstrução de Arquivos

Arquivos deletados, arquivos deletados da lixeira, arquivos corrompidos, atualização de arquivos ou arquivos sobrescritos, arquivos recuperados de HD´s formatados, etc.

Recuperação
de Dados

Erros lógicos, sistemas RAID, NAS, discos rígidos e externos, pen drives, cartões de memória, bancos de dados corrompidos ou apagados, documentos, planilhas, fotos, arquivos de projeto, etc.

Reparos em Discos Rígidos

Troca de componentes eletrônicos, manipulação dos braços e cabeças leitoras (conjunto interno), Bad Blocks, riscos e arranhões, travamento ou queima do motor, quedas ou impactos, etc.